sábado, 29 de março de 2008

Empregados que pensam como donos

EMPREGADOS QUE PENSAM COMO DONOS

Larissa Santana

Revista Exame Ano 43 n 3 27/02/2008

Para superação de fracassadas tentativas de expansão pelo interior do pais a GRSA,empresa de refeição coletiva do pais deu poder aos funcionários à frente das filiais

A transformação começou em Abril de 2007, deixaram de ser meros executores das decisões do escritório central,o novo formato baseia-se numa adaptação do modelo de franquias para transferir decisões da sede para filiais

No antigo modelo funcionários da companhia de São Paulo viajavam até sete vezes para fechar um único contrato.

Uma das idéias centrais era fazer com que eles pensassem como a matriz,as filiais agora bancam 50% dos custos com treinamento e viagens de profissionais da matriz .

As tarefas de prospectar clientes e negociar contratos também foram transferidas para as filiais.

A nova estrutura deve ajudar a companhia a desbravar um mercado pouco explorado no segmento de escolas.

Conforme visto no artigo em referencia publicado na revista Exame a GRSA principal empresa de refeição coletiva do pais passou por grandes transformação em sua gestão dando autonomia as suas filias para tomada de decisão, havendo a descentralização do poder puderam reverter sucessivos fracassos na expansão de novos serviços

os resultados da mudança já aparecem ,foram abertos novos 23 restaurantes no ramo hospitalar, sua participação neste setor representa 25% anteriormente representava 15% do faturamento as filiais passam a ser considerada como franquias tem todo o apoio da matriz na solução das dificuldades.

Com esta nova estrutura a empresa pode desbravar um novo mercado pouco explorado no segmento escolar, com o diferencial que cada região pode prepara um cardápio com base de alimentos regionais.

Isto vem reforçar a importância de novas técnicas de Gestão para o desenvolvimento das empresas na atual economia globalizada.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Novas práticas de gestão


Nesta nova era em que as empresas tem que se aperfeiçoar e se tornar mais competitivas para acompanhar a globalização onde só sobrevivem as que se tornam produtivas com baixos custos de produção e de fundamental importância que seja revista as praticas de gestão tornando-as mais adequadas a novas realidades do mercado.
Este espaço e destinado a uma reflexão a este tema de Gestão com as novas tendências, novas praticas que estão a todo momento surgindo em diversas Organizações.
Nosso objetivo e observar e comentar as novas praticas de gestão sobre um ponto de vista académico, a também um convite para discutirmos as tendências de gestão como uma forma de sintetizar este pensamento nesta arreá.