sábado, 12 de abril de 2008

Governo de Resultados

Reportagem de Susana Naidich

Revista Exame 26 de Março 2008

Ao Incorporar princípios do mundo empresarial,o Estado do Rio de Janeiro conseguiu torna-se mais eficiente e sanear suas contas.

Jorge Gerdau,Carlos Alberto Sicupira e Gilberto Sayão, eles e outros 34 empresários tem encontro marcado com Governo do Estado do Rio de Janeiro com o propósito de sabatinar o Governador e seus secretários sobre o programa de choque de gestão .

O principal resultado desta parceria e superávit de 795 milhões de reais em 2007 ante um déficit de 102 milhões de reais, a dinâmica é semelhante a um encontro de conselheiros de uma grande empresa.

Com e reequilíbrio das finanças o estado voltarão a ter capacidade de investir em infra-estrutura e serviços de qualidade e assim serão mais atrativos para receber investimentos,esse grupo de empresários não apenas financia mas também fiscaliza as ações do governo.

O cheque de Gestão chama atenção por buscar eficiência para uma das áreas mais criticas do estado a segurança publica,com a terceirização da manutenção da frota o governo economizou 5 milhões de reais e liberou 300 policiais para o patrulhamento.

Com a reestruturação o estado conseguiu se livrar de parte de seu endividamento





Nesta reportagem podemos verificar que o Governo ao incorporar os princípios da gestão empresarial esta se tornando mais eficiente, e vem conseguindo sanar seu déficit e obtendo superávit em suas contas, desta forma sua capacidade de investimento em infra-estrutura vem aumentando tornando-se mais atrativo para receber investimentos.

Neste choque de gestão a administração publica vem buscando resultados, cortando custos desnecessários, terceirizando serviços que antes custavam muito para os cofres públicos como na segurança.

Outro exemplo e a revisão do quadro de pessoas , também o uso de pregão eletrônico gerando economia considerável em gastos com compras.

Vem buscando a formação de seus funcionários em gestão empresarial em parceria com Fundações para melhora de sua administração.

Nenhum comentário: